Escola Judiciária Eleitoral do Ceará comemora 10 anos

A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará comemora seus dez anos com uma programação, que inclui lançamento de livro, mesa-redonda e encerramento da 1ª Ecogincana do TRE-CE, na próxima semana.

Na segunda-feira [18], às 17h, na Sala de Sessões, haverá o lançamento do livro em homenagem aos 10 anos da EJE, na presença da Corte do TRE, e pronunciamentos do diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, do primeiro diretor da EJE, desembargador Celso Albuquerque Macedo, e do primeiro coordenador da Escola, José Humberto Mota Cavalcante, atual diretor geral do TRE.

Na quarta-feira [20], será realizada uma mesa-redonda sobre “O Livro no Brasil – uma visão histórica e sociológica”, presidida pelo diretor da EJE, desembargador Filgueira Mendes. Como debatedores, foram convidados o advogado, jornalista e radialista Cid Carvalho, ex-senador da República e professor do curso de Direito e Jornalismo da UFC; e o escritor José Augusto Bezerra, fundador e 1º presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos, membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e da Academia Fortalezense de Letras. O evento ainda fará parte da Semana do Livro, organizada pela Seção de Bibioteca e Memória Eleitoral [SEBIM].

Finalizando a semana de comemorações em homenagem aos 10 anos da EJE, na sexta-feira, 22/11, às 17 horas, na Sala de Sessões, haverá o encerramento da 1ª Ecogincana do TRE-CE, realizada no período de 3 de junho a 8 de novembro deste ano, com o objetivo de contribuir com a melhoria da integração e cooperação funcional, bem como promover "o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social" - uma das diretrizes do Programa de Educação Ambiental, instituído pelo TRE/CE, mediante a Resolução n.º 317/2007.

A Escola Judiciária Eleitoral convida todos os servidores do TRE do Ceará a participarem dessas comemorações, também abertas ao público.

A EJE Instituída pela Resolução TRE-CE nº 216, de 17 de fevereiro de 2003, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE foi oficialmente instalada durante o II Curso Regional da Escola Judiciária do TSE, ocorrido na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará [ESMEC], nos dias 3 e 4 de abril de 2003.

Já, naquele ano, a EJE-CE, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância [UNICEF], deu início às atividades do Projeto Eleitor do Futuro, quatro anos mais tarde transformado em Programa Eleitor do Futuro, que visa promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequência do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País.

Ao longo desses dez anos, o Programa Eleitor do Futuro visitou as escolas da rede pública e privada, em todo o Estado, promovendo palestras aos alunos de 12 a 17 anos, além de incentivar os jovens de 16 a 17 a participarem das discussões sobre o voto consciente, através da Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas. Só neste ano de 2013, a campanha foi levada a mais de mil escolas, em todo Estado, com participação de quase 40 mil jovens que tiraram pela primeira vez o título de eleitor.

Além do Eleitor do Futuro, a EJE também criou outros programas, como o de Educação Ambiental, de Valorização do Mesário e o de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará. Também promoveu permanentemente a capacitação dos servidores e magistrados. A história de todo o trabalho desenvolvido durante esses dez anos está registrada no livro a ser lançado nesta segunda-feira, 18/11, às 17 horas, no TRE-CE.



* Com informações do TRE-CE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :