Ceará participa do 1º Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígenas

Quinze etnias, de onze estados e três regiões brasileiras participam da 1ª Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena que acontece em Cuiabá, Mato Grosso, desde o dia 8 de novembro. Paralelo ao evento, está sendo realizado ainda, o 1º Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígena, nove estados participam e o Ceará marca presença.

A intenção é incluir as aldeias de todo o Brasil no mundo dos livros por meio de bibliotecas rurais e capacitar e formar agentes de leitura. “Isso faz com que eles conheçam um pouco da realidade de outras aldeias e valoriza a leitura da cultura indígena”, disse a técnica do Programa Arca das Letras no Ceará, Priscilla Moura.

O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de bibliotecas rurais do Brasil. As bibliotecas foram implantadas em 1.096 comunidades, com cerca de 2.192 agentes capacitados para incentivar a leitura. “Temos uma grande parceria com o Ceará. Além de ser o estado com maior número de bibliotecas implantadas, eles trabalham com amor pelo que fazem,” ressalta a Coordenadora Nacional do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], Dione  Ferreira.

O Programa Arca das Letras é do MDA. No Ceará é executado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural [CODET] e em parceria com o Instituto Agropolos. Os eventos ocorrem durante a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas que segue até este domingo [17].


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :