Assembleia faz minuto de silêncio em pesar pela morte do jornalista Messias Pontes

A Assembleia Legislativa abriu a sessão plenária da última terça-feira [12] com minuto de silêncio pela morte do jornalista e radialista Messias Pontes, na noite do último dia 9. 

O pedido foi da deputada Fernanda Pessoa [PR], que destacou que a atuação de Messias Pontes como jornalista, radialista ou sindicalista sempre foi pautada pela ética e na defesa dos direitos do povo brasileiro. 

Segundo a parlamentar, o jornalista atuava no programa Espaço Aberto [rádio Cidade AM], integrou a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas no Ceará e foi diretor de Comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará.

Conforme lembrou Fernanda Pessoa, Messias Pontes, comunista histórico, foi um dos responsáveis pela reorganização do PCdoB no Ceará, após a Ditadura Militar. Anistiado político e membro do comitê do partido, presidia a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses.

Como jornalista, atuou no Mutirão, órgão da imprensa popular e democracia cearense, nos jornais O Povo, Tribuna do Ceará, Diário do Nordeste e O Estado, onde mantinha uma coluna semanal. Trabalhou na TV Ceará, emissora pública estadual, onde chegou a diretor de jornalismo. Atualmente era também colunista do Portal Vermelho. Messias foi ainda diretor da Associação Cearense de Imprensa [ACI] e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará. “Messias foi um fiel ao partido até seu último momento de vida. Há um ano enfrentava um câncer no pâncreas, mas jamais se desligou totalmente da militância”, finalizou.

Na sequência da sessão, foram lidos duas mensagens de autoria do Poder Executivo e dois projetos de lei dos deputados Fernanda Pessoa [PR] e Osmar Baquit [PSD], respectivamente.

A mensagem nº 7.543 dispõe sobre o direito às indenizações e benefícios previstos na Lei nº 15.056, de 6 de dezembro de 2011, alterada pela Lei nº 15.194, de 19 de julho de 2012.

A 7.544/13 altera dispositivos da Lei nº 12.670, de 27 de dezembro de 1996, que dispõe acerca do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação [ICMS].

O projeto de lei nº 241/13, da deputada Fernanda Pessoa [PR], propõe a inclusão da Festa das Almas do Município de Ocara no Calendário Cultural do Estado do Ceará.

O de nº 242/13, do deputado Osmar Baquit [PSD], denomina de Venceslau Vieira Batista a Escola Estadual de Ensino Profissional do município de Boa Viagem.

Após leitura no Plenário, as matérias seguem para análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação, seguindo para sanção ou veto do Governo Estadual. 


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :