Altino Afonso: "4 de maio de 1738. Essa é a data de emancipação política de Icó"

Durante a realização da sessão solene pelos 171 anos de emancipação política de Icó na Câmara Municipal, o convidado especial para explanar a história de Icó foi o historiador Altino Afonso.

Durante cerca de 40 minutos, Afonso dissertou sobre datas, números e a importância do Icó para o Brasil. Na oportunidade, ele destacou que a emancipação ocorreu no século XVIII.

"A vila de Icó foi criada no dia 17 de outubro de 1735 por Ordem Régia. E quando as vilas eram criadas elas já eram emancipadas. No caso da Vila do Icó, ela só foi instalada no dia 4 de maio de 1738. Essa é a data de emancipação política de Icó. No dia 4 de maio último, o Icó completou 275 anos de emancipação política."

Segundo o pesquisador da história da Ribeira do Salgado, "após a criação da vila, era instalado um corpo de vereadores. Sete vereadores eram escolhidos para governar a cidade. O cargo de prefeito só veio a surgir a partir de 1914", disse.

O apogeu da "Princesa dos Sertões" também foi destacado por ele, que citou as anotações do botânico Francisco Freire Alemão, o presidente da Comissão Científica de Exploração que passou pelo Icó por 40 dias no ano de 1859.

"Quem teve a oportunidade de ler o diário de Freire Alemão, viu que ele dizia que em Icó no ano de 1859 circulavam por esse Largo do Théberge mais de mil carros de boi, carregando a riqueza que vinha da região do Cariri e objetos que vinham da Europa, através do porto de Aracati."

Ao finalizar sua explanação, altino afirmou: "Icó é velha e é menina e tem que ser amada por todos nós icoenses. Eu gostaria de falar mais, porque falar de Icó eu ia falar durante a noite toda, mas o tempo não permite", concluiu.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :