Pesquisador visita Icó para concluir seu livro "No Orbe do Salgado"

O município de Icó recebe, nesta quarta-feira [7], o pesquisador João Tavares Calixto Júnior. Biólogo de formação e Mestre na área ambiental, o caririense está escrevendo a obra "No Orbe do Salgado - Esboço Histórico-Científico" e Icó é ponto obrigatório para a aquisição de informações para o livro.

INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS - A visita à "Princesa dos Sertões" está relacionada à pesquisa sobre aspectos históricos e naturais de nossa região, sobretudo a existência de pinturas rupestres em local desconhecido ainda, perante a comunidade científica. As inscrições estariam localizadas a cerca de 3 horas de caminhada, em meio à mata fechada na serra de Água Branca, zona rural de Icó.

A passagem de Tavares em terras icoenses ainda passará pela Secretaria Municipal de Cultura, na antiga Casa de Câmara e Cadeia, Largo do Théberge. Na oportunidade, ele irá coletar informações bibliográficas sobre a memória da região, juntamente com livros de tombos na Paróquia de Nossa Senhrora da Expectação.

O Centro Regional de Desenvolvimento da Educação de Icó [Crede 17] também deverá ser outro local que o professor planeja ir. "Procuro subsídios para cravar, como um dardo, no marco cronológico das memórias de nossa região", afirma o escritor.

TEMÁTICAS - Dentre as temáticas que João Tavares busca contemplar, estão a Confederação do Equador na Região Salgado; a passagem da Comissão Científica de Exploração pela região, as viagens do botânico George Gardner e de João da Sylva Feijó; as memórias de Thomás Pompeu de Sousa; a epidemia de cólera morbus em 1862, as antigas escavações de ouro no lugar Mangabeira; a hecatombe do filho de Bárbara de Alencar; a história de Aurora; e outros aspectos importantes, necessários ao conhecimento da juventude.

PERFIL - João Tavares Calixto Júnior é formado em em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri [Urca], com Especialização em Educação Ambiental pela Urca e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Campina Grande [UFCG]. É filiado ao Conselho Regional de Biologia 5ª Região [CRBio 36.967/5-D] e sócio da SBAU [Sociedade Brasileira de Arborização Urbana].

Atualmente é professor efetivo da Rede Estadual de Ensino - CE, da Faculdade de Juazeiro do Norte [FJN], na disciplina de Farmacobotânica, e dos cursos de Especialização da Universidade Regional do Cariri [Urca]. É responsável pelo Blog de Lavras.

Tavares tem experiência nas áreas de Bioprospecção, Botânica e Ecologia, com ênfase em Etnobotânica, Ecologia Vegetal e Fitoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitossociologia, Sucessão Ecológica, Levantamentos Florísticos, Estrutura de Populações Vegetais e Fitoquímica de plantas da Caatinga. Contato: [088] 9906-37 89


* Colaboração do professor Luiz Domingos de Luna
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

2 comentários :

É Noticia disse...

livro que com certeza será muito importante para a riqueza historica, ecológica e cultural do vale do salgado e da região do cariri cearense... Bom trabalho ao Aurorense Junio Tavares Calixto...

MILSTEIN RAMONE disse...

Muito bom, Saber que tem alguém como,o pesquisador João Tavares Calixto Júnior, apaixonado pelo nosso CEARÁ, fazendo com o que cada cearense agregue valor.

Adm.Milstein Ramone