Doe sangue ! Salve vidas no dia nacional do doador

Esta terça-feira é uma data importante para quem, todo dia, aguarda um pouco de sangue para continuar vivendo. É através do ato de doar sangue que muitas vidas são salvas ou prolongadas. Essa atitude, que pode ser considerada pequena para alguns, é a única possibilidade de dar prosseguimento na vida de pessoas que aguardam dias melhores.

E hoje, no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, trazemos mais um esclarecimento e prestação de serviço para quem deseja doar e ajudar ao próximo. Este dia especial foi criado em 1964, pelo Decreto promulgado pelo presidente cearense Castelo Branco, e é comemorado neste dia 25 de novembro.

Uma programação especial faz parte desse dia, através da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, criada em decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é de incentivar as doações, bem como de atingir a meta de ter entre 3% e 5% da população brasileira doando sangue anualmente, taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, se os números se encontram entre 1,76% e 1,78%.

As ações são feitas em parceria com diversas instituições, das quais os Ministérios da Saúde, Defesa, Educação, Trabalho e Emprego e dos Esportes, além das centrais sindicais Força Sindical e CUT.


COMO DOAR? - O futuro doador deverá se deslocar até o posto de coleta mais próximo. No caso dos icoenses, o mais próximo se encontra na cidade de Iguatu (Rua Edilson de Melo Távora, s/n - Bairro: Vila Centenário - Fone: (088) 3581 - 9409 ou iguatu@hemoce.ce.gov.br ). Caso não possa ir para a cidade vizinha, o Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) dispõe de uma unidade móvel, que fica no Icó em determinadas épocas.

Ao chegar no local de doação, o doador deve apresentar um documento de identificação com foto, para que haja a segurança das informações e a confirmação do cadastro. Logo após, haverá uma triagem clínica, com uma entrevista dos hábitos, além de exames que irão confirmar a doação do sangue do indivíduo. Após essa fase, o doador irá fazer o lanche, para que não haja possibilidades de passar mal na coleta do sangue. O passo final é a coleta de sague, que ajudará diversas pessoas.


DOAR SANGUE É SEGURO? - É sim, totalmente.O Hemoce, bem como outros hemocentros fazem a coleta de sangue em ambiente limpo e com todo o material descartável, o que não contaminará o doador. Além disso, a coleta é feita por uma equipe especializada no trabalho.

A doação não trás risco à saúde, visto queo sangue doado (450ml) é rapidamente reposto, com a reposição total em torno de 24hs depois doação feita.


CUIDADOS DEPOIS DE DOAR SANGUE - As recomendações do Hemoce é de:


> Permanecer sentado por 5 a 10 minutos;

> Não fumar no período de duas horas;

> Não ingerir bebidas alcoólicas por 6 horas;

> Aumentar a ingestão de líquidos nas próximas 24 horas;

> Evitar grandes esforços fisicos por algumas horas;

> Evitar desempenhar atividades de risco (manipular máquinas de corte ou tornos, trabalhar em andaime ou grandes alturas, dirigir transportes coletivos ou motocicletas).
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :